Aspirações

Nossa sociedade diversa, sonhando um país melhor. A partir dos grandes desafios do nosso tempo, a iniciativa Imagine Brasil reúne líderes de diferentes segmentos e correntes de pensamento para discutir, gerar conhecimentos e proposições capazes de mobilizar lideranças e influenciar decisões de indivíduos e organizações públicas, privadas e do terceiro setor.
 
É a partir do sonho que se cria uma realidade diferente. Os diálogos acontecem em torno de uma pergunta: qual é a sua aspiração para o Brasil em 2030?
 
Optamos por basear-nos na literatura sobre mudanças das organizações, utilizando o esquema de análise “Aspiration–Performance ” para discutir e propor alternativas para o desempenho do Brasil, que não seja apenas a continuidade do passado, mas que se inspire no desejo de um futuro mais promissor.
 
Para isso, realizamos uma série diálogos com mais de 100 lideranças de diferentes segmentos da sociedade brasileira, em torno de uma pergunta: "qual é a sua aspiração para o Brasil em 2030?”. O objetivo foi identificar pontos em comum entre as aspirações citadas e discutidas nesses diálogos e destacamos aqui um conjunto dessas convergências:
 
1. Projeto de país: foi frequente a ideia de que necessitamos de um projeto de país, isto é, de um acordo na sociedade sobre o país que desejamos ser. Temas relevantes para diversos segmentos, como políticas sociais, ambientais e econômicas, devem estar inseridas em um projeto mais amplo e de médio/longo prazo. Não se percebe um avanço consistente para o Brasil sem uma abordagem sistêmica, que integre as diferentes dimensões de desempenho.
 
2. Identidade na diversidade: a diversidade do Brasil em termos de etnias, culturas e biodiversidade deve ser uma característica central da identidade do país. Ao contrário de muitas abordagens passadas, a diversidade é vista como um ponto positivo e deve ser valorizada como algo próprio, servindo como base para a construção do futuro. Precisamos identificar-nos como brasileiros.
 
3. Prosperidade com equidade: a ideia de prosperidade, que engloba a combinação de crescimento econômico com desenvolvimento social e ambiental, é também uma aspiração recorrente de muitas lideranças da sociedade brasileira. Essa prosperidade deve ser alavancada pela inclusão social e econômica de grandes parcelas da população e por um ambiente de maior equidade, com oportunidades crescentemente semelhantes.
 
4. Ambição e soberania: temos que ser mais ambiciosos em relação às nossas aspirações para o Brasil. Ir além do enfrentamento dos problemas imediatos, que são muitos, e aspirar a um lugar de relevância no contexto global. Essa ambição deve ser acompanhada por uma discussão e a prática do conceito de soberania do país, incluindo nossas fronteiras, recursos naturais e intelectuais.
 
5. Democracia: não se concebe o desenvolvimento do país fora das regras da democracia, com a independência dos três poderes. Ainda que isso gere uma complexidade maior para a busca de acordos na sociedade, é um princípio da iniciativa Imagine Brasil e uma aspiração compartilhada pelas lideranças que participaram dos diálogos.
 
6. Conexão das instituições do Estado com a sociedade: percebe-se a necessidade de que as instituições do Estado brasileiro passem a espelhar de maneira mais intensa os interesses dos brasileiros. As pessoas precisam perceber que essas instituições garantam a defesa de interesses comuns à maior parte da população.
 
7. Capital humano e mobilidade social: é inconcebível imaginar um país próspero sem uma alta qualidade do seu capital humano, uma área na qual o Brasil está muito aquém das nossas necessidades. Este deve ser um critério fundamental na priorização e escolha de políticas para o desenvolvimento, combinando investimentos no capital humano com o desenvolvimento de um ambiente de mobilidade social. As pessoas precisam acreditar que é possível crescer econômica e socialmente; isto alimenta a identificação com o país.
 
Além dessas, uma série de aspirações mais setoriais foram destacadas e discutidas. Essas sete aspirações, ao nosso ver, constituem um bom farol para orientar a priorização de ações e a performance do país nas quatro dimensões que escolhemos.

Leia mais