Educadores falam sobre os desafios e oportunidades para a educação brasileira em 2030

O pontapé inicial da iniciativa Educação Brasil 2030 concentrou-se em questões essenciais no âmbito educacional, reunindo um grupo destacado de 10 profissionais da área. Entre eles, figuraram Cláudia Costin, Claudio de Moura Castro, Daniel de Bonis, Fernando Abrucio, Henrique Paim, Ivan Cláudio Pereira Siqueira, Maria Inês Fini, Mozart Neves Ramos, Rafael Lucchesi e Ricardo Henriques.

Os participantes foram convocados a refletir sobre o futuro da educação no Brasil por meio de duas questões-chave: quais são suas expectativas para o cenário educacional até 2030 e quais são as aspirações para a educação do país nesse mesmo ano? O diálogo se desdobrou em dois grupos de discussão distintos, culminando em uma reflexão plenária final.

Dentre as principais contribuições dos especialistas, emergiram perspectivas valiosas:

Em primeiro plano, a desigualdade educacional foi apontada como um problema enraizado, que tem seu início nos primeiros momentos da vida e tende a se agravar ao longo do tempo. Essa constatação ressalta a urgência de abordagens mais equitativas no setor educacional.

Um segundo destaque foi a valorização do acesso à educação pelos brasileiros, embora ainda haja um déficit no reconhecimento da importância da qualidade educacional. A qualidade se mostrou fundamental para que o potencial da educação seja plenamente aproveitado.

Ficou evidente a percepção de que o tema da educação é costumeiramente discutido predominantemente por educadores. Contudo, a ampliação do envolvimento das famílias e da sociedade é apontada como crucial para transformar a educação em um valor amplamente enraizado na sociedade brasileira.

A discussão também apontou a necessidade premente de comunicação efetiva com a sociedade sobre a relevância da educação. Estabelecer uma conexão direta entre a qualidade da educação e as condições de vida dos cidadãos é vital para fortalecer o apoio público a iniciativas educacionais.

Um consenso destacado foi a importância da interligação entre um projeto de país e um projeto de educação. Os especialistas enfatizaram que o Brasil necessita de uma visão unificadora e que a educação desempenha um papel crucial nessa visão compartilhada, contribuindo para a construção de um futuro mais próspero e equitativo.

Em resumo, o diálogo inaugural da Iniciativa Educação Brasil 2030 trouxe à luz perspectivas enriquecedoras sobre o futuro educacional do país. Ao abordar desigualdades, valorização da qualidade educacional, engajamento da sociedade e integração de projetos nacionais e educacionais, os especialistas forneceram insights cruciais para moldar uma educação transformadora até 2030.

Clique no botão abaixo e acesse ao documento com todo o diálogo!

Equipe

Cláudia Costin
Fundadora e diretora do CEIPE FGV – o Centro de Políticas Educacionais da Fundação Getulio Vargas, Rio de Janeiro. Foi Diretora Global de Educação do Banco Mundial, membro da Comissão Global sobre o Futuro do Trabalho da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Cláudio Moura Castro
Economista, foi professor da PUC-RJ, da FGV, da Universidade de Chicago, da Universidade de Brasília, da Universidade de Genebra e da Universidade da Borgonha. Trabalhou no Banco Mundial e no Banco Interamericano de Desenvolvimento, presidiu a CAPES de (1979-1982), foi secretário-executivo do Centro Nacional de Recursos Humanos de (1982-1984) e técnico do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (1970-1985). Integra o conselho de diversas organizações do terceiro setor e educacionais.
Daniel de Bonis
diretor de Políticas Educacionais na Fundação Lemann. Foi Secretário Adjunto de Educação do município de São Paulo (2017-2020), coordenador de gabinete na Câmara Municipal de São Paulo e conselheiro de empresas como a Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab-SP), São Paulo Transportes e Companhia de Seguros do Estado de São Paulo (Cosesp). É membro licenciado da carreira de Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental (APPGG) pela Prefeitura de São Paulo.
Fernando Abrucio
Professor e pesquisador na Fundação Getúlio Vargas. Foi Secretário Adjunto da Associação Brasileira de Ciência Política (2001-2002) e exerceu o cargo de presidente da Associação Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Pública (ANEPCP) em 2015. Foi articulista da Revista Época (2007-2013) e é consultor de governos e de ONGs no Brasil, bem como de Organismos Internacionais tais como BID, PNUD, Banco Mundial, Unesco e WWF. É membro do Conselho de Governança do Todos Pela Educação.
Ivan Cláudio Pereira Siqueira
Professor da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo. Foi Membro do Conselho Nacional da Educação (2015-2020), Vice-Presidente da Câmara de Educação Básica do CNE (2016-2018) e Presidente da mesma Câmara em 2018-2019. Foi Conselheiro no Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (2019-2020) e possui como áreas de atuação: Ciência da Informação, Digital Humanities, Educação, Cultura Afro-Brasileira & Artes.
José Henrique Paim
Economista e professor. Foi analista de projetos do BADESUL de 1988 a 1994, subsecretário especial do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República (2003), presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em 2004, secretário-executivo do MEC (2005- 2014), Ministro da Educação de fevereiro de 2014 a janeiro de 2015 e Diretor da Área Social do BNDES. Atualmente é professor da FGV/EBAPE e Consultor em Educação do Banco Interamericano de Desenvolvimento
Maria Inês Fini
Pedagoga, professora e pesquisadora. Fundadora da Faculdade de Educação da UNICAMP, foi Diretora de Avaliação para Certificação de Competências do INEP/MEC, responsável pela criação e implementação do ENEM e do ENCCEJA. é Diretora da F & F Educare, membro do Conselho Editorial da Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação (CESGRANRIO), consultora da Fundação Roberto Marinho, membro do Conselho de Responsabilidade Social da FIESP e Consultora as-hoc da FAPESP e do Banco Mundial.
Mozart Neves Ramos
Educador, escritor e químico brasileiro. Foi Secretário de Educação do Estado de Pernambuco entre 2003 e 2006, lançou três livros sobre a educação brasileira e foi eleito em 2008 pela Revista Época como uma das 100 pessoas mais influentes do Brasil. Atualmente é membro do Conselho Nacional de Educação e Titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira do Instituto de Estudos Avançados da UPS – Ribeirão Preto.
Rafael Lucchesi
Economista, foi diretor de Operações da CNI (2007-2010), secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado da Bahia (2003-2006), membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia – CCT e também foi presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CONSECTI) entre 2005 e 2006. Atualmente é diretor de Educação e Tecnologia da CNI, diretor-geral do SENAI e diretor-superintendente do SESI.
Ricardo Henriques
Economista, pesquisador especializado em Economia Social e professor. Foi secretário da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) do Ministério | 3 | da Educação. Já trabalhou na área social do BNDES como assessor especial do presidente. Foi Presidente da Rede Latino Americana de Vice-Ministros para a Redução da Pobreza e Proteção Social do BID. Presidiu em 2007 a Comissão da Educação da Conferência Geral da UNESCO. Atualmente é superintendente do Instituto Unibanco.
Cláudia Costin
Fundadora e diretora do CEIPE FGV – o Centro de Políticas Educacionais da Fundação Getulio Vargas, Rio de Janeiro. Foi Diretora Global de Educação do Banco Mundial, membro da Comissão Global sobre o Futuro do Trabalho da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Cláudio Moura Castro
Economista, foi professor da PUC-RJ, da FGV, da Universidade de Chicago, da Universidade de Brasília, da Universidade de Genebra e da Universidade da Borgonha. Trabalhou no Banco Mundial e no Banco Interamericano de Desenvolvimento, presidiu a CAPES de (1979-1982), foi secretário-executivo do Centro Nacional de Recursos Humanos de (1982-1984) e técnico do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (1970-1985). Integra o conselho de diversas organizações do terceiro setor e educacionais.
Daniel de Bonis
diretor de Políticas Educacionais na Fundação Lemann. Foi Secretário Adjunto de Educação do município de São Paulo (2017-2020), coordenador de gabinete na Câmara Municipal de São Paulo e conselheiro de empresas como a Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab-SP), São Paulo Transportes e Companhia de Seguros do Estado de São Paulo (Cosesp). É membro licenciado da carreira de Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental (APPGG) pela Prefeitura de São Paulo.
Fernando Abrucio
Professor e pesquisador na Fundação Getúlio Vargas. Foi Secretário Adjunto da Associação Brasileira de Ciência Política (2001-2002) e exerceu o cargo de presidente da Associação Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Pública (ANEPCP) em 2015. Foi articulista da Revista Época (2007-2013) e é consultor de governos e de ONGs no Brasil, bem como de Organismos Internacionais tais como BID, PNUD, Banco Mundial, Unesco e WWF. É membro do Conselho de Governança do Todos Pela Educação.
Ivan Cláudio Pereira Siqueira
Professor da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo. Foi Membro do Conselho Nacional da Educação (2015-2020), Vice-Presidente da Câmara de Educação Básica do CNE (2016-2018) e Presidente da mesma Câmara em 2018-2019. Foi Conselheiro no Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (2019-2020) e possui como áreas de atuação: Ciência da Informação, Digital Humanities, Educação, Cultura Afro-Brasileira & Artes.
José Henrique Paim
Economista e professor. Foi analista de projetos do BADESUL de 1988 a 1994, subsecretário especial do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República (2003), presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em 2004, secretário-executivo do MEC (2005- 2014), Ministro da Educação de fevereiro de 2014 a janeiro de 2015 e Diretor da Área Social do BNDES. Atualmente é professor da FGV/EBAPE e Consultor em Educação do Banco Interamericano de Desenvolvimento
Maria Inês Fini
Pedagoga, professora e pesquisadora. Fundadora da Faculdade de Educação da UNICAMP, foi Diretora de Avaliação para Certificação de Competências do INEP/MEC, responsável pela criação e implementação do ENEM e do ENCCEJA. é Diretora da F & F Educare, membro do Conselho Editorial da Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação (CESGRANRIO), consultora da Fundação Roberto Marinho, membro do Conselho de Responsabilidade Social da FIESP e Consultora as-hoc da FAPESP e do Banco Mundial.
Mozart Neves Ramos
Educador, escritor e químico brasileiro. Foi Secretário de Educação do Estado de Pernambuco entre 2003 e 2006, lançou três livros sobre a educação brasileira e foi eleito em 2008 pela Revista Época como uma das 100 pessoas mais influentes do Brasil. Atualmente é membro do Conselho Nacional de Educação e Titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira do Instituto de Estudos Avançados da UPS – Ribeirão Preto.
Rafael Lucchesi
Economista, foi diretor de Operações da CNI (2007-2010), secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado da Bahia (2003-2006), membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia – CCT e também foi presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CONSECTI) entre 2005 e 2006. Atualmente é diretor de Educação e Tecnologia da CNI, diretor-geral do SENAI e diretor-superintendente do SESI.
Ricardo Henriques
Economista, pesquisador especializado em Economia Social e professor. Foi secretário da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) do Ministério | 3 | da Educação. Já trabalhou na área social do BNDES como assessor especial do presidente. Foi Presidente da Rede Latino Americana de Vice-Ministros para a Redução da Pobreza e Proteção Social do BID. Presidiu em 2007 a Comissão da Educação da Conferência Geral da UNESCO. Atualmente é superintendente do Instituto Unibanco.