Do Plano de Metas às Metas do Plano - Rumo ao futuro

Humberto Falcão Martins e Paulo Paiva

Após a Segunda Guerra Mundial, as instituições de Bretton Woods foram estabelecidas com o intuito de reconstruir nações e promover o desenvolvimento global. Censos demográficos e estimativas do PIB revelaram disparidades de desenvolvimento entre países, gerando o dilema sobre a necessidade de intervenção estatal. No Brasil, essa intervenção materializou-se em planos governamentais, destacando duas fases: a primeira, de 1930 a 1980, considerada de auge, e a segunda, de 1980 até 2022, marcada pelo declínio.

O e-book, com abordagem institucional, analisa os ciclos de planejamento governamental, associando-os a ordens político-institucionais. Destaca a mudança no papel do Estado na economia como principal diferença entre as fases, correlacionando o auge com a "New Deal Order" e o declínio com a "Neoliberal Order". A pandemia acentuou a fragilidade do neoliberalismo, indicando um possível alvorecer de um novo consenso político-institucional.

No contexto brasileiro, o e-book sugere que o Plano Plurianual do terceiro governo Lula busca enfrentar desafios estruturais, como crescimento, inclusão social e sustentabilidade ambiental. Propõe recomendações para aprimorar o Planejamento Governamental, visando uma participação eficiente e eficaz do Estado na promoção do desenvolvimento sustentável, com crescimento inclusivo em um Estado democrático de direito. O mundo parece caminhar para uma nova ordem político-institucional, e o Brasil busca adaptar-se a essa mudança através do diálogo entre Estado, mercado e sociedade. O e-book está dividido em quatro seções, explorando desde a aplicabilidade do conceito de Ordem Político-Institucional até as megatendências globais e locais.