Imagine Brasil produz documento sobre geração de valor público por meio da governança colaborativa

Humberto Falcão Martins e Ettore de Carvalho Oriol

A relevância desse tema se dá a partir da constatação de que a atuação das organizações do terceiro setor e das organizações privadas, em parceria com as organizações públicas, tem um potencial para trazer maior efetividade e velocidade na implementação de políticas públicas. Temos inúmeros exemplos disso no Brasil, como alguns dos arranjos no SUS. O mundo contemporâneo tem sido caracterizado por problemas complexos, como a crescente desigualdade e as mudanças climáticas, cuja mitigação não é efetivamente realizada por soluções simples.

Os arranjos colaborativos são uma das maneiras encontradas pelas sociedades para atuarem nessa mitigação. Entretanto, sua construção, gestão, governança e alcance de resultados também não se caracterizam pela simplicidade, principalmente por envolverem organizações de características muito diversas. Merecem ser estudados e aprimorados, sempre com o objetivo de aumentar a criação de valor público. É este o trabalho dos professores Humberto Martins e Ettore Oriol neste E-book. 

A partir da consolidação de um robusto modelo analítico, eles analisam sete casos de parcerias no Brasil, não apenas experiências de sucesso, com implicações em seis temas comuns à essas experiências: governança, estratégia, gestão do conhecimento, liderança, participação da sociedade civil e ideologia.

A elaboração e os resultados do trabalho têm consequências tanto para o aumento do conhecimento neste campo de estudo como para as práticas de construção, gestão e governança de arranjos colaborativos.

A iniciativa Imagine Brasil considera que precisamos de conhecimentos solidamente construídos para propormos, em conjunto com lideranças da nossa sociedade, soluções efetivas para nossos problemas. Buscamos também mobilizar essas lideranças para assumirem o compromisso de influenciarem na implementação dessas ações construídas coletivamente. Esse é o desejo da FDC: como agente educadora, nos colocamos à serviço da coletividade para mobilizar atores sociais, articular ideias e elaborar propostas que apontem melhores caminhos para o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Brasil.

Para ler o E-book na íntegra, clique no botão abaixo!