Playlist Série Podcast - Aspirações Brasileiras

A série "Aspirações Brasileiras", apresentada pelo canal de podcasts da Fundação Dom Cabral em parceria com a iniciativa Imagine Brasil, aborda uma variedade de temas relevantes para a realidade do Brasil.
Os episódios exploram questões como o posicionamento da proteção do meio ambiente como símbolo de prosperidade nacional, discutindo estratégias para conectar diretamente a proteção ambiental com a identidade brasileira.

Além disso, a série aborda os desafios do crescimento sustentável da economia brasileira e o financiamento da inclusão social, considerando a relação entre desenvolvimento social, capital humano e crescimento econômico. O poder do esporte como ferramenta de formação humana e de cidadania também é tema de discussão, explorando como a liderança pode ser mais inclusiva e como a experiência esportiva contribui para esse objetivo.

Outros episódios focam no desenvolvimento da economia verde no Brasil, destacando a importância de pensar em uma economia de baixo carbono. Há ainda uma abordagem sobre a influência das fake news nas mídias sociais na desestabilização de regimes democráticos, ressaltando a importância do jornalismo investigativo e do fact-checking como ferramentas fundamentais para combater esse fenômeno.

A série explora também o conceito de soberania conforme estabelecido pela Constituição Federal, questionando se existem limites para esse conceito e qual é o papel da soberania em termos de conflitos internacionais. São discutidos os compromissos das nações soberanas no que tange à cooperação entre países. No conjunto, a série oferece uma visão abrangente e multifacetada das aspirações e desafios enfrentados pelo Brasil em diferentes áreas.