Podcast - Comércio Internacional #05 - Estratégias para o futuro do Brasil

Neste episódio do podcast, mergulhamos no mundo do comércio internacional com um olhar crítico sobre a liberalização comercial e seu impacto na produtividade do trabalho no Brasil. O professor associado da FDC, Carlos Primo Braga, lidera a discussão ao lado de uma série de especialistas. Juntos, eles examinam a evolução cautelosa da produtividade do trabalho no Brasil desde os anos 1980 e exploram as possíveis vantagens de uma abordagem voltada para a liberalização comercial.

A conversa se aprofunda nos benefícios e desafios potenciais da liberalização comercial, apresentando insights variados de acadêmicos, pesquisadores e profissionais de diversas áreas. Ao discutir os efeitos em setores como agronegócio e indústria manufatureira, também se destaca a importância de reformas complementares, como as tributárias e educacionais, para maximizar os ganhos de produtividade.

A análise culmina em uma conclusão crucial: embora a liberalização comercial possa ser um passo significativo para impulsionar a produtividade, sozinha não é suficiente. É evidente a necessidade de uma abordagem mais ampla, que incorpore outras reformas e políticas públicas para alcançar um verdadeiro avanço na produtividade brasileira.