Líderes Culturais

O décimo primeiro encontro da série Aspiração para o Brasil contou com a participação de oito convidados líderes do setor cultural: Carlos Gradim, Daniele Sampaio, Eliane Parreiras, Flavia Constant, Guilherme Marques, Maria Helena Cunha, Maria Ignez Mantovani e Mariana Soares Ribeiro, além da equipe da FDC. Os presentes foram conclamados a refletir sobre o Brasil e a compartilhar suas visões sobre o contexto do segmento e seus anseios para o país até 2030. O objetivo dos Diálogos é ampliar a escuta dos brasileiros e buscar possíveis convergências para se fazer a ponte entre aspiração e performance, que é onde o sonho se transforma em realidade. 

Os destaques do encontro foram:

  1. Não temos como refletir sobre as aspirações no segmento da cultura sem destacarmos a importância da educação.
  2. Temos de furar as bolhas e chegar às bases, conversando com os jovens e as crianças, sensibilizando esses públicos sobre a importância da democratização cultural a que tanto aspiramos.
  3. É preciso conceber uma construção colaborativa e coletiva, que coloque a cultura como eixo transversal das demais áreas.
  4. Não podemos pensar apenas do ponto de vista do direito da sociedade de consumir cultura, mas também na possibilidade de garantir o exercício pleno do direito de produzir cultura.
  5. Ao concebermos a cultura como eixo do desenvolvimento, temos de garimpar também os valores daqueles que, muitas vezes, “não têm lugar na sala”, como a já citada população negra e os povos indígenas, evitando uma visão reducionista e meramente econômica do que significa desenvolvimento.
  6. É fundamental estabelecer indicadores de cultura para medir, gerenciar e quantificar os impactos das ações na área.
  7. Esses indicadores irão subsidiar decisões de políticas públicas, que devem ser vistas como ações de Estado – e não de governos.
  8. Defendemos a implementação de um novo Sistema Nacional de Cultura, regido por novas leis, pois, em dez anos, as pautam mudaram muito.
  9. Aspiramos a redemocratização da produção cultural, que deve ser vista como um direito constitucional, tão deteriorado nos últimos anos.
  10. Outra aspiração é o fortalecimento de uma bancada da cultura no Congresso Nacional e a criação de uma Frente Parlamentar da Cultura.
  11. Precisamos definir as estratégias de “o que fazer”, mas também as de “como fazer”; devemos sonhar e ter aspirações, mas também saber realizar.
  12. Queremos parabenizar a FDC pela iniciativa, pois ela vai além da mera retórica e busca identificar ações concretas para pensarmos um novo Brasil.
  13. Essas aspirações pressupõem o compromisso com dois princípios fundamentais: o respeito aos direitos humanos e o respeito à defesa da democracia.



RECURSOS


PARTICIPANTES

Carlos Gradim

Diretor-presidente do Museu de Arte do Rio – MAR, diretor de teatro e cinema, publicitário, produtor cultural e fundador do Instituto Odeon. Foi gerente executivo e coideali...
veja a bio

Daniele Sampaio

Produtora, gestora cultural, pesquisadora de políticas culturais e fundadora da SIM! Cultura. Doutoranda em Artes Cênicas pela USP. Desde 2006, prod...
veja a bio

Eliane Parreiras

Formada em Comunicação Social pela PUC-MG, é pós-graduada em Gestão em Marketing, pela Fundação Getúlio Vargas e em Gestão Cultural pelo IEC – Instituto de Educação Continua...
veja a bio

Flávia Constant

Gerente Executiva de Investimento Social, Cultura, Pesquisa e Conhecimento da Vale. Atua há mais de 25 anos no desenvolvimento de projetos de educação, geração de renda, mei...
veja a bio

Guilherme Marques

Produtor e gestor cultural, ator. É diretor geral e idealizador do Centro Internacional de Teatro Ecum – CIT Ecum, coordenador geral do Encontro Mundial das Artes Cênicas (E...
veja a bio

Maria Helena Cunha

Diretora da Inspire Gestão Cultural desde 2011, é gestora cultural, consultora, professora, pesquisadora, mestre em Educação pela FAE/UFMG, especialista em Planejamento e Ge...
veja a bio

Maria Ignez Mantovani

Doutora em Museologia pela Universidade Lusófona (Lisboa). Fundadora e Diretora da EXPOMUS, empresa de assessoria museológica que realiza exposições...
veja a bio

Mariana Soares Ribeiro

Especialista em Gestão Cultural, possui mestrado em Cultura Histórica e Comunicação - Universitat de Barcelona (2008). Atualmente é Subsecretária de Políticas de Desenvolvim...
veja a bio