Bacharel em Economia (UFMG) e PhD em Administração (Cambridge University). Professor de Estratégia e Organizações e coordenador do Núcleo de Estratégia e Negócios Internacionais da FDC. Foi vice-presidente Executivo da FDC (2016 – 2020). É membro do Board do UNICON (EUA) e coordenador da iniciativa Imagine Brasil.
PhD em Economia pela University of Illinois at Urbana-Champaign (EUA), M.A. Economia/USP e engenharia mecânica pelo ITA. É professor associado da FDC, atuando nos programas International Advisory Council, PAEX, Embraer, Sicredi, Roche, Sicoob, FGCOOP, DSM, Mapfre, Unilever e MBA Executivo. Áreas de especialização incluem economia internacional, cenários macroeconômicos, estratégia empresarial e organismos internacionais (Banco Mundial, FMI, OMC, OCDE, ONU). Foi funcionário do Banco Mundial (1991-2012) e entre outras posições atuou como Diretor, Política Econômica e Dívida (2008-10).
Doutor em Administração e Mestre em Administração Pública (EBAPE) e Bacharel em Administração (UnB). É professor da Fundação Dom Cabral e conselheiro de empresas e ONGs. Atuou na academia (EBAPE, EAESP, UnB, IDP, ENSP, York e LSE), no Governo Federal (Ministérios da Reforma do Estado, Planejamento, Fazenda e Presidência da República) e em consultoria (ONU, BID, Banco Mundial e Instituto Publix).
Mestre em demografia pela University of Pennsylvania (EUA), bacharel em geografia pela UFJF. É professor associado e conselheiro do Conselho Curador da Fundação Dom Cabral. Foi Vice Presidente de Planejamento e Administração do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), ministro de estado de Trabalho e de Planejamento e Orçamento do Brasil e secretário de estado de Planejamento e Coordenação Geral e de Transportes e Obras Públicas do Governo de Minas Gerais.
Engenheiro florestal (USP) e PhD em Biologia Evolucionária e Organísmica (Harvard University). Foi o primeiro secretário de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas entre 2003 e 2008, tendo coordenado o processo de concepção e implementação do Programa de Desenvolvimento Sustentável “Zona Franca Verde”, do Programa Bolsa Floresta e da primeira Lei de Mudanças Climáticas do Brasil. Atualmente é Superintendente-Geral da Fundação Amazonas Sustentável (FAS).
Estagiária do Núcleo de Estratégia e Negócios Internacionais (FDC) e estudante de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Mestre e Bacharel em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal de Fluminense (UFF). No Governo Federal foi Secretário Nacional de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) do Ministério da Educação e Secretário Executivo do Ministério de Desenvolvimento Social, quando coordenou o desenho e a implantação inicial do programa Bolsa Família. No Rio de Janeiro foi Secretário Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos e Presidente do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP), quando desenvolveu e implantou o Programa UPP Social. Foi pesquisador e diretor adjunto da área social do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), assessor especial do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Atualmente é Superintendente Executivo do Instituto Unibanco e presidente do Conselho de Administração da Anistia Internacional Brasil.
Viviane Barreto é mestre em Administração com ênfase em Estratégia ( Internacionalização de Negócios) pela PUC-MG/FDC, cursou MBA Executivo na FDC, pós MBA na Kellogg School of Management/FDC e é graduada em Comércio Exterior. Atualmente é Diretora de Relações e Negócios Internacionais da FDC e membro do grupo de trabalho dedicado à criação e implementação da iniciativa Imagine Brasil. Viviane acumula mais de vinte anos de experiência em gestão e liderança em diferentes países e setores.
Graduada em Administração pela UFMG e possui mestrado em Educação e Desenvolvimento Internacional pelo Instituto de Educação da University College London. Após 10 anos no mercado financeiro e no ecossistema de startups e inovação, passou a se dedicar as áreas da educação e inovação social. Hoje está como gerente de projetos na iniciativa Imagine Brasil na Fundação Dom Cabral (FDC).